domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aventureiros planejam a expedição "Aguada"

Marcada para acontecer nas dependências do Pulga Lava Jato, a reunião dos "aventureiros" aconteceu na Pizzaria Recanto da Família próximo a Praça de Eventos de Pirambu. Cumprindo a pauta da reunião, os aventureiros aprovaram a proposta de carteira para os sócios do Moto Clube e agendaram a data da próxima expedição que terá como destino o Balneário do Povoado Aguada em Carmópolis-SE. Ficou acordado que os motoqueiros devem se concentrar as 7:00 h da manhã do dia 01/03/2009 em frente a Borracharia Pirambu para seguir o seguinte roteiro: Pirambu -> Aguilhadas -> São José da Caatinga -> Riacho Preto -> Carmópolis -> Pinga Fogo -> Aguada. No retorno seguiremos pelos povoados Fleixeiras -> Curral do Meio -> Boa Fé -> e Touro até pegarmos a rodovia SE 100 com destino a Pirambu. Faremos uma visita a terra do grupo folclórico Batalhão de Bacamarteiros¹ conhecido nacionalmente por ter participado várias vezes do Festival Cultural de Olímpia em São Paulo. Essa aventura compreenderá os municípios de Pirambu, Japaratuba, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros.
Sobre Aguada
Único povoado de Carmópolis, com cara de cidade, distante a 7 kms do município, está interligada ao mesmo por uma rodovia asfaltica, estando bem localizado entre os municípios vizinhos. Possui água encanada e energia elétrica em todas as residências e dispõe de telefone fixo, todos os logradouros são pavimentados a paralelepípedos, funcionam 3 escolas do ensino fundamental e um jardim de infância, possui um dos melhores clubes sociais da região e dispõe de quadra de esportes e estádio de futebol.
¹Sobre os Bacamarteiros
(...) Os Bacamarteiros de Aguada é uma manifestação relacionada à devoção popular aos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A “brincadeira”, como o folguedo é chamado por seus integrantes, é composta por cerca de sessenta pessoas entre homens, mulheres e crianças que festejam suas tradições dando tiros de bacamarte, cantando os cheios (músicas) e dançando o samba de coco. Os “brincantes” usam roupas típicas do período junino: as mulheres vestem vestidos estampados, chapéus de palhas e sandálias de couro e os homens usam camisas do mesmo tecido da mulher, calça jeans, chapéu e sandálias de couro.
(...) Os tiros têm ainda um significado mágico: afastar os maus espíritos. Para atirar, cada membro toma posições desafiadoras numa forma de competição, onde não há vencedores e sim brincantes. Executam uma coreografia marcada pelo ressoar dos tiros.[4] Apesar de não ser proibido às mulheres, no grupo de Aguada ainda só os homens atiram. Conforme o líder do grupo, "Srº Idelfonso", os tiros têm outra função: atrair a audiência e espantar as almas más (...).
Adpatado de:

Nenhum comentário: